Reed Richards

Reed Richards nasceu em Central City, na Califórnia, sendo o único filho do rico físico Nathaniel Richards e sua esposa Evelyn, foi uma criança prodígio com aptidão especial em matemática, física e mecânica. Evelyn morreu quando Reed tinha sete anos. 

O pai encorajou e orientou o jovem Reed em seus estudos científicos, e Reed estava completando cursos de nível universitário. Reed entrou na universidade aos quatorze anos no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ele também frequentou a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ele estudou no exterior na Universidade de Viena na Áustria. Ele foi lá que ele conheceu sua companheira "super-gênio", Alyssa Moy. Aos dezoito anos, ele já havia obtido quatro doutorados em campos como engenharia, matemática e física.

Quando ele estava trabalhando em seu quinto na Universidade Estadual de Hegeman, em Nova York, que Reed Richards conheceu dois dos indivíduos mais importantes em sua vida. Ele foi designado para um quarto com um estudante estrangeiro, um gênio científico chamado Victor von Doom. O arrogante Von Doom, não se dando bem com Richards de imediato, decidiu tomar outro quarto. Em vez disso, Richards ganhou como seu companheiro de quarto o ex-astro de futebol da escola Benjamin J. Grimm, o qual se tornou o amigo mais próximo de Richards. Richards já tinha a intenção de construir uma nave de viagens interestelares. Quando ele contou suas ambições para Grimm, Grimm, brincando, disse que ele iria pilotar a nave para Richards algum dia.

Três anos antes de Reed Richards testar sua nave estelar, seu pai desapareceu misteriosamente. Na verdade, Nathaniel Richards havia inventado uma máquina do tempo que ele usou para tentar viajar rumo ao futuro de seu próprio mundo. No entanto, a máquina na verdade o transportou para uma Terra alternativa com uma história bastante diferente da nossa. Reed Richards se reuniria com ele enquanto visitava esta Terra alternativa anos depois. Antes de Nathaniel deixar o seu próprio tempo, ele fez arranjos que deixaram dois bilhões de dólares para seu filho. Reed Richards gastou a maior parte do dinheiro em seu projeto para construir e lançar sua nave. Este projeto, com sede em City Central, Califórnia, recebeu mais verbas do governo federal.

Richards recrutou seu velho amigo Ben Grimm, o qual havia se tornado um piloto de teste e astronauta, para pilotar a nave. Na Califórnia, Susan Storm se juntou a Richards, a qual era agora uma adulta. Richards e Storm estavam namorando na época. 

No entanto, o governo federal então ameaçou retirar o seu financiamento do projeto. Richards decidiu levar a nave em um voo de teste antes de o financiamento ser retirado. Grimm se opôs a ideia, alertando que a blindagem da nave estelar podia ser proteção insuficiente contra as intensas tempestades de radiação. No entanto, Grimm foi persuadido a servir como piloto, e Susan Storm e seu irmão adolescente Johnny insistiram em acompanhar Richards como passageiros. Os quatro amigos invadiram a instalação de lançamento, entraram na nave, e decolaram. Eles pretendiam viajar através do hiperespaço na nave para outro sistema solar e então voltar, a fim de convencer o governo a reconsiderar. No entanto, sem que Richards soubesse, uma labareda solar fez com que os cinturões de radiação Van Allen da Terra fossem preenchidos temporariamente com níveis extremamente elevados e sem precedentes de radiação cósmica. Como a nave havia sido projetada para os proteger contra os níveis normais de radiação, a cabine foi submetida a um intenso bombardeamento de raios cósmicos que irradiou os quatro passageiros e fez estragos nos controles da nave. O piloto Grimm foi forçado a abortar o voo e retornar à Terra.

Ao voltarem para a Terra, os quatro passageiros descobriram que a radiação cósmica havia provocado alterações mutagênicas em seus corpos. Reed Richards descobriu que seu corpo havia se tornado maleável e que agora ele tinha a capacidade de esticar o seu corpo à vontade. Richards convenceu os outros que os quatro deveriam usar seus recém-descobertos poderes para o bem da humanidade, como membros de uma equipe que ele nomeou de Quarteto Fantástico. Richards, que se tornou o líder da equipe, se nomeou de Senhor Fantástico, enquanto Ben Grimm, Susan Storm, e Johnny Storm se nomearam de Coisa, Garota Invisível (mais tarde, a Mulher Invisível), e o Tocha Humana, respectivamente. 

 O Quarteto Fantástico se tornou a equipe de super-heróis mais honrada da Terra, e salvou o mundo muitas vezes de ser conquistado ou destruído. Richards pediu sua mão e eventualmente se casou com Susan Storm, em uma cerimônia de casamento com a participação da maioria dos heróis do mundo, e eles tiveram um filho, Franklin.

Franklin provou ser um mutante imensamente poderoso, cujas habilidades salvaram ou ameaçaram o mundo.