MANDALORIANO

Mandaloriano era um gentílico que se referia ao povo do planeta Mandalore. Depois da ascensão do Império Galáctico, o povo de Mandalore viveu sobre o jugo do Império, enquanto outros Mandalorianos viviam em mundos como Concord Dawn ou espalhados pela galáxia. 

 Os Mandalorianos, são um povo guerreiro  vistos como mercenários e caçadores de recompensas no universo de Star Wars.

Eles são naturais do planeta Mandalore, mas esse não é o único lugar que eles chamam de lar. Eles também tem uma forte presença em Kalevala, Concordia e no planeta Concord Dawn, que é tida como a "segunda casa" vista pelos guerreiros. 

 Essa raça tinham um grupo de nômades divididos em clãs e cuja única atividade era a guerra. Sua fama não era lá muito boa, sendo vistos como infames na história da galáxia por terem se associado aos Sith na época da velha república e por terem travado guerras contra os jedi.

Milhares anos antes dos eventos de Uma Nova Esperança, os mandalorianos começaram seu plano de expansão e domínio da galáxia, se aliando aos Sith para alcançarem esse objetivo. Após a derrota dos Sith, os mandalorianos continuaram suas hostilidade, o que os colocou em rota de colisão com os jedi, e foi durante esses conflitos que eles se tornaram ainda mais mortais, adaptando suas armas e armaduras para conseguirem derrubar até mesmo os usuários da Força, em um período de tempo que ficou conhecido como "as guerras mandalorianas".

Traje de um Mandaloriano : eles usam armaduras muito similares, com capacetes bem parecidos entre si. Algumas delas são feitas de Beskar, um metal extremamente raro capaz de resistir até a golpes feitos por um sabre de luz, o que os torna adversários perigosíssimos para qualquer jedi menos treinado.

De forma totalmente impiedosa e com todos os clãs unidos sob a mesma bandeira, eles invadiram planetas da velha república e os conquistaram, mas eventualmente acabaram derrotados pelos jedi. Nos séculos seguintes, a sociedade mandaloriana foi deixando lentamente cultuar a guerra, passando a viver sob uma cultura mercenária , por isso ficaram famosos como caçadores de recompensa .

1